Nesta terça-feira (21), em Brasília, a presidente da UNAMEC, Débora Barcelos, e a Diretora de Comunicação, Marília Matsumoto, representaram a associação junto a parlamentares e ao MEC.

A visita se deu após agendamento de reunião com o senador Fabiano Contarato (Rede-ES). O senador recebeu as demandas da associação, que solicita do parlamentar a convocação de audiência pública para discutir o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI). Durante a reunião, problemas estruturais enfrentados pelas unidades de auditoria interna (AUDINS) das Instituições Federais de Ensino, como: o descompasso entre as exigências e as condições de trabalho nas unidades, a carência de recursos e ferramentas tecnológicas para a adequada execução das atividades de auditoria interna, o funcionamento isolado das unidades impossibilitando a consolidação dos resultados, bem como a desarticulação entre o SCI e as AUDINS, foram discutidos e, diante da exposição da situação, o senador demonstrou total apoio ao pleito da UNAMEC, indicando, inclusive, outros senadores que compõem a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e que podem apoiar o pedido da associação, como é o caso da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Rodrigo Cunha (PSDB-AL). Ainda que não houvesse reunião previamente agendada, as equipes dos dois senadores indicados receberam a UNAMEC, ouviram as demandas e também se comprometeram a apoiar a realização de audiência pública, por entenderem a necessidade em buscar maior eficiência e efetividade na avaliação das ações governamentais e o melhor uso dos recursos públicos. Para Marília Matsumoto, “ficou claro que precisamos nos articular permanentemente para demonstrar o quanto as demandas da UNAMEC convergem com os anseios da sociedade por eficiência no uso dos recursos públicos e seu reflexo na oferta de um serviço público de excelência.”

Após o cumprimento da agenda no Senado Federal, as auditoras reuniram-se com o Secretário Executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel; o Chefe de Gabinete da Secretaria, Edilson Urbano da Silva e a Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministro, Carla Baksys Pinto. Na reunião, que apresentou a UNAMEC à nova gestão do MEC, foi entregue o documento “Resumo Executivo”, com apresentação das AUDINS e da UNAMEC, além de propostas e considerações da associação. Por oportuno, foram discutidas as maiores fragilidades das AUDINS e a importância de fortalecê-las. Como encaminhamento, foi reforçada a necessidade da implementação do Comitê Técnico das Auditorias Internas dos entes vinculados ao Ministério da Educação, cujo processo foi iniciado após reunião ocorrida entre o anterior titular da pasta e a diretoria da UNAMEC, no dia 22 de janeiro de 2019. Ao final do encontro, Débora Barcelos convidou o Secretário a fazer-se presente na abertura do COBACI 2019.

Encerrando as atividades na capital federal, as auditoras reuniram-se com Jovita Rosa, que ajudou a construir a União Nacional dos Auditores do SUS (Unasus) e compartilhou com os membros da UNAMEC como tem sido a luta dos auditores do Ministério da Saúde por reconhecimento e uma melhor estrutura de trabalho nos últimos anos. A publicação do Decreto n° 9.795, de 17 de maio de 2019, no Diário Oficial da União, com a nova estruturação do Ministério da Saúde, indicando que o Denasus estará ligado diretamente ao gabinete do Ministro da Saúde, é a consolidação de uma vitória dos auditores do SUS que garantirá maior independência das unidades e impactará no próprio Sistema Único de Saúde. Jovita creditou o sucesso à união e dedicação dos membros da Unasus e reforçou que, por ser uma causa que está além de interesses individuais, e que pode resultar na melhoria da política pública educacional, são grandes as chances de avançarmos com os pleitos da UNAMEC. “Meus netos são alunos de escola pública. Defender uma educação pública de qualidade é um compromisso meu e deve ser uma responsabilidade de todos os cidadãos”, afirmou a servidora que atuou no Denasus.

Na avaliação da presidente da UNAMEC, a ida à Brasília é mais um passo da associação rumo ao reconhecimento das auditorias internas, “eu achei muito positiva as agendas e troca de informações e divulgação das nossas capacidades e habilidades, tanto no Senado como no MEC. O desafio é dar andamento e conseguir a implementação das nossas demandas. Espero que nossos auditores se sintam motivados e estimulados a fortalecerem nossa luta”, afirmou Débora Barcelos.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

Copyright © 2020 | UNAMEC - União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação | Todos os direitos reservados

CONTATO

Mande-nos um e-mail. Será um prazer conversar com você.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account