Na última quarta-feira (28), a UNAMEC e o FONAI-MEC, em uma ação conjunta, reuniram-se com a Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Educação, Carla Baksys e a equipe da Assessoria, Lúcio Meira e Danielly Araujo, para tratar de questões relativas às Auditorias Internas vinculadas ao MEC. Na ocasião, a associação foi representada por sua presidente, Débora Ceciliotti, e pela Diretora de Comunicação e Relações Públicas, Marília Matsumoto, que, junto aos representantes do FONAI-MEC (Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do Ministério da Educação), Carlos Arthur Saldanha e Adonilton Pizzatto, discutiram as maiores fragilidades e a necessidade de fortalecer as Audins.

A reunião foi solicitada, via ofício, pela UNAMEC, buscando avançar na pauta de constituição do Comitê Técnico das Auditorias Internas dos entes vinculados ao Ministério da Educação, cujo processo de discussão foi iniciado em janeiro deste ano, em reunião ocorrida com o então Secretário Executivo, tendo sido reapresentada em reunião ocorrida posteriormente, com o atual Secretário Executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel.

A AECI informou durante a reunião que a proposta do Comitê Técnico de Auditorias Internas já está sendo discutido internamente e que deverá ser apresentado em reunião do Comitê de Governança do MEC. A despeito das discussões com o Comitê de Governança, foi sugerido como encaminhamento que as associações elaborem uma minuta de documento de regulamentação do Comitê Técnico, considerando o disposto nas normas que disciplinam a atividade de auditoria interna e buscando aprimorar as atividades para conferir maior eficiência e integração entre as Unidades de Auditoria Interna das entidades vinculadas ao Ministério.

A presidente da UNAMEC, Débora Barcelos, defende que “a criação do Comitê Técnico de Auditoria Interna, a exemplo de como acontece em outros Ministérios, deve fortalecer o papel que as Unidades de Auditoria Interna exerce nas instituições, tendo em vista que a articulação entre estas, deve favorecer o intercâmbio de técnicas e melhores práticas.”

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