O último 20/11 foi um dia especial para a União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação. Não só por comemorarmos o Dia do Auditor Interno, mas pela realização do Seminário de Indicadores de Desempenho e de Benefícios da Auditoria Interna.

O Seminário, que aconteceu no Auditório da FACE da Universidade de Brasília, reuniu, na capital federal, profissionais que atuam na função de auditoria interna ou no controle interno de instituições de todo o Brasil. Foram apresentados temas relativos à implantação de indicadores e a contabilização de benefícios da auditoria interna.

A palestra de abertura foi apresentada pelo Secretário de Controle Interno do Ministério da Defesa, Paulo Grazziotin, e despertou nos participantes reflexão sobre a necessidade de estarem atentos às inovações na área.

A mesa seguinte tratou da metodologia IA-CM e os níveis de maturidade das auditorias internas. A discussão de alto nível foi protagonizada pelos debatedores Lúcio Carlos De Pinho Filho (Defensoria Pública do Distrito Federal), Cosme Leandro Do Patrocínio (Agência Nacional de Aviação Civil), Diocésio Sant’anna Da Silva (Supremo Tribunal de Justiça) e João Luiz Pereira Marciano (Câmara dos Deputados). Após as apresentações houve um momento intenso de debates sobre o tema que envolveu os participantes da mesa e os participantes do evento.

A mesa posterior, que tratou da contabilização de benefícios e da Instrução Normativa SFC N° 04/2018, teve como debatedores Alexandre Ferreira de Macedo (Controladoria Geral da União), Keyla Regina da Silva Torres Bosco Matias (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e Abimael de Jesus Barros Costa (Universidade de Brasília). Os palestrantes retomaram alguns pontos anterior apresentados e discutiram sobre os referenciais que serviram de base para a proposta de contabilização de benefícios do Poder Executivo, bem como apresentaram os desafios e oportunidades presentes na implantação destes referênciais.

A mesa intitulada “Ações de Implementação do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade na UFMG”, foi conduzida por nossa associada Terezinha Vitória de Freitas Silva (Universidade Federal de Minas Gerais), que contou como se deu a implementação do PGMQ em sua instituição.

Por fim, a mesa “Indicadores para Auditoria Interna” contou com a participação do Antonio Edson Maciel dos Santos (IIA BRASIL), Carlos Roberto Lago Parlatore (CROSSOVER Consultoria), Aldemir Junglos (Universidade Federal do Paraná) e Leandro Brum (Tribunal de Contas da União). A mesa propiciou um momento de simbiose entre conhecimento e prática de modo a envolver os participantes nas discussões sobre as motivações e as formas de mensurar os resultados dos trabalhos de auditoria interna.

Encerrando o evento, Antonio Carlos Bezerra Leonel, Secretário de Controle Interno da Controladoria-geral da União, preferiu palestra destacando o papel da auditoria e do controle interno na Administração Pública. O secretário pontuou sobre os avanços normativos dos últimos anos e enfatizou a importância da capacitação dos auditores internos governamentais neste novo cenário.

A UNAMEC destaca e agradece enormemente a participação de todos, seja na condição de palestrante ou de ouvinte, na doação dos alimentos solicitados para a inscrição no evento.

Foram arrecadados 72,5 kg de alimentos não perecíveis que foram entregues, pela Diretora de Capacitação e Desenvolvimento Profissional da UNAMEC, Renata Contrera, na instituição Grupo Irmão Estevão de Brasília. O grupo distribui cestas básicas a cerca de 50 famílias assistidas.

 

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

Copyright © 2020 | UNAMEC - União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação | Todos os direitos reservados

CONTATO

Mande-nos um e-mail. Será um prazer conversar com você.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account