Diretoria Executiva planeja ações para 2020

No último dia 07, a Diretoria Executiva da UNAMEC reuniu-se em Brasília para a elaboração do planejamento das ações de 2020. A reunião presencial, primeira desde a posse, em 2017, aconteceu na Sala de Reuniões do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB) e contou com a participação da Débora Ceciliotti Barcelos – Presidente, do Reuber da Silva Fonseca – Vice-Presidente, da Marília Cristyne Souto Galvão Barros Matsumoto – Diretoria de Comunicação e Relações Públicas, do João Vitor Miranda de Menezes – Diretor de Planejamento e Gestão, do Bruno José Pereira Silva – Diretor Financeiro e da Edilene dos Santos Lima – Diretora de Tecnologia de Informação.

Foram pautadas e deliberadas nesta reunião as seguintes ações:

  • Parcerias firmadas entre a UNAMEC e outras instituições. A diretoria fez um balanço das parcerias entre a UNAMEC e o IIA Brasil e a Crossover Consulting e Auditing. Foram, ainda, discutidos benefícios esperados para os associados numa provável renovação da parceria, que está em negociação;
  • Pautas técnicas e políticas. Foram avaliados os resultados decorrentes das ações encaminhadas pela UNAMEC, inclusive as atuações em conjunto com o FONAI-MEC, em busca de avanços para as unidades de auditoria. A Diretoria fez um levantamento das reuniões realizadas no último ano, com setores do Executivo e com Legisladores, em que foram debatidas as pautas defendidas pela Associação. A união de esforços com o FONAI-MEC, proposta no último COBACI e referendada no FONAITec, foi avaliada como positiva, sobretudo diante da perspectiva de oportunidades surgidas após o trabalho desenvolvido pelas associações. A Diretoria destaca, entretanto, que deverá ser mantida a proposta técnica apresentada no Ofício 10/2018/UNAMEC-DF, sobre o fortalecimento do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal. O documento, já apresentado a alguns órgãos (Ministério da Educação e Ministério da Economia), contudo, deverá ser readequado, de acordo com o cenário evolutivo para carreira;
  • Composição do Comitê Técnico das Auditorias Internas dos entes vinculados ao Ministério da Educação – CTA/MEC, instituído pela Portaria n° 2.171, de 20 de dezembro de 2019. Foram discutidos os critérios estabelecidos na Portaria e possíveis nomes da Diretoria da UNAMEC que poderiam compor o Comitê;
  • Resultados financeiros da UNAMEC referentes ao exercício de 2019. O Diretor Financeiro, Bruno Silva, apresentou os resultados financeiros do último ano, comparando com os resultados dos anos anteriores. Ressaltou o percentual de 40% de inadimplentes de um total de 161 associados em 2019. Foi decidido que será realizada campanha de negociação junto aos associados para atualizar a contribuição associativa, evitando a desassociação conforme o art. 11 do Estatuto da UNAMEC;
  • Proposta de valor da Anuidade 2020. Diante das negociações entre a UNAMEC e instituições parceiras, ficou definido que a campanha de anuidade deverá ser lançada após a definição de quais benefícios serão oferecidos aos associados. O valor da anuidade permanecerá de R$ 75,00 por associado.
  • Encaminhamentos para o COBACI 2020. Após encaminhado do ofício solicitando a disponibilidade de auditório da UFMG, em Belo Horizonte- MG, foram discutidas propostas de temas para o evento, além de valores e questões relacionadas à divulgação;
  • Eleições para nova Diretoria da UNAMEC. Por ser ano de eleição para composição da próxima Diretoria da UNAMEC, a atual diretoria providenciará o cumprimento do art. 54 do Estatuto da UNAMEC. Foi decidido que a partir de junho de 2020 será dado início a publicidade das eleições da UNAMEC para 2020;
  • Levantamento dos tipos de consultoria e orçamento para contratação de consultoria de marketing e levantamento e busca de parceria para contratação de certificadora internacional. A Diretoria discutiu possíveis encaminhamentos sobre a matéria. Ressaltou-se que conforme foi deliberado em Assembleia, ocorrida durante o COBACI 2018, o FONAI solicitou orçamentos para serviços de consultoria de carreira e estes foram estimados em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Mediante o valor orçado e a indisponibilidade financeira não há viabilidade de contratação de consultoria neste momento.

A UNAMEC foi concebida com um compromisso público de agir de acordo com a ética, a transparência e a integridade. Logo, a Diretoria Executiva reforça seu compromisso junto aos seus associados com o fortalecimento da função de auditoria interna e de seus agentes técnicos. Dúvidas, sugestões e reclamações são muito bem-vindas. Participe!

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