Webinário “Transparência Pública nas Instituições Federais de Ensino” foi incrível também no dia de encerramento

O terceiro dia do webinário “Transparência Pública nas Instituições Federais de Ensino” contou com especialistas em transparência passiva, processo eletrônico, Lei Geral de Proteção de Dados e Plano de Dados Abertos, de vários órgãos federais, que compartilharam suas experiências.

Na primeira palestra do dia, mediada pela Auditora Chefe da CAPES, Joquebede Silva, a Diretora de Comunicação e Relações Públicas da Unamec, Chefe da Auditoria Interna e Autoridade de Monitoramento da LAI do IF Sudeste MG, Maria Luiza Firmiano, tratou da Transparência passiva e seus agentes. Sua apresentação pode ser acessada em:

Apresentação Agentes da Transparência Passiva.pptx

A segunda palestra, mediada por José Fernando da Silva, Arquivista, membro do Comitê Gestor da Proteção de Dados e da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos do IF Sudeste MG, trouxe a temática de Adoção do processo eletrônico e a transparência pública. Abordando o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, tivemos a presença de Álisson Vieira da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Warley Souza Dias, Secretário da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFNMG, e de Luciano Gonda, diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) da UFMS. Abordando o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC, contamos com a presença de Camilo Medeiros, que é Analista de Sistemas e Gerente de relacionamento da UFRN. As apresentações dos painelistas podem ser acessadas em:

Implantação da Consulta Pública do SEI – IFNMG evento UNAMEC Visão geral sobre os Sistemas Integrados da UFRN.pptx

A palestra que tratou sobre Lei Geral de Proteção de Dados, foi conduzida Diretor Jurídico e de Governança e Gestão e Encarregado de Dados do Serpro, André Sucupira e pelo Auditor interno exercendo o cargo de Diretor de Controladoria do IFPE, e Vice-Presidente da Unamec, Paulo Marcelo Barbosa. A palestra teve mediação da Chefe da Auditoria Interna da UNIFAP, Thaise Carvalho. As apresentações dos painelistas podem ser acessadas em:

Evento Transparência MEC

Apresentacao_UNAMEC_10_02_2022_Dados_Abertos_CAPES_PDA_2020_2022

Para tratar de Plano de Dados abertos, tivemos a presença do Suelio de Moura, que é Administrador de Banco de Dados sênior na CAPES e da Clarisse Kloss, Bibliotecária no BNDES. A mesa foi mediada por Tamara Bordin, da Auditoria Interna do IFSC.

 

Perdeu ou quer rever nosso último dia de webinário? Basta acessar no canal do MEC no Youtube!

Recentes

Vem aí o COBACI 2022

O COBACI está chegando!! O evento correrá entre 01 a 03 de agosto, presencialmente, na UFMG. Novamente, contaremos com a participação de grandes nomes da

[LER MAIS]