“O Cobaci 2023 ocorreu entre 09 a 11 de agosto. O evento contou com a presença de diversas instituições do país. Dentre as Instituições Federais de Ensino, 27 estados foram representados. Ao todo, foram 185 presentes.
O tema escolhido para esta edição foi o ESG, sigla que expressa a necessidade de aprimoramento pelas organizações no que se refere à sustentabilidade, compromisso social e governança. A agenda ESG está prestes a completar 20 anos e está em evidência no Brasil pela edição de diversas legislações e planos que pretendem trazer o conceito e práticas para a Administração Pública. Assim, o Cobaci 2023 pretendeu colocar os auditores internos cientes e atuantes na temática.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades: o Secretário Federal de Controle Interno, Ronald da Silva Balbe; o representante do TCU, João Ribeiro dos Santos Filhos; o Assessor Especial de Controle Interno do MEC, Marcus Braga; o representante da Controladoria Geral da União no estado de Alagoas, Nelton Yin; a Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior no MEC, Tânia Mara Franscisco; a Presidente da UNAMEC, Marília Matsumoto, e a Reitora em exercício do IFAL, Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa. As falas foram marcadas pela importância das auditorias internas e sua conexão com o aprimoramento das instituições. Além de exaltarem a necessidade de discutir o ESG e sua aplicação nas organizações públicas.
O evento ocorreu pela primeira vez em um Instituto Federal, o IFAL, campus Maceió. Conforme a Presidente da UNAMEC, Marília Matsumoto, que é auditora junto ao IFAL: “A reunião de palestrantes tão relevantes e de participantes tão qualificados puseram o Cobaci no rol dos grandes eventos da área no país. A UNAMEC tem orgulho do principal evento de capacitação realizado no ano também por ser um espaço de compartilhamento de conhecimento dos Auditores Federais da Educação”.
Além das palestras técnicas, o evento foi agraciado com uma apresentação do Coral Jovem do IFAL.