Unamec participa do 1° Encontro Nacional do Controle Interno Público

Unamec participa do 1° Encontro Nacional do Controle Interno Público

Recife sediou o 1° Encontro Nacional do Controle Interno Público. O evento aconteceu essa semana, 14/05, e foi organizado pela Federação Nacional dos Auditores de Controle Interno Público – Fenaud, com o tema “O fortalecimento do Controle Interno e a melhoria do gasto público” e reuniu servidores públicos de todo o país que atuam na área de Controle Interno Governamental em todas as Esferas da Administração Pública.

Representando a Unamec participaram do evento: a presidente Marília Matsumoto, e o vice-presidente, Paulo Marcelo Barbosa, que também ocupa a cadeira de vice-presidente para assuntos federais da Fenaud.

Matsumoto participou da mesa de abertura, ao lado de Rudinei Marques e Jaran de Brito, respectivamente, presidente e vice-presidente nacional da Fenaud. A presidenta da Unamec ainda mediou o ‘Painel I – Presente e futuro do Controle Interno Governamental’, conduzido por Francisco Bessa, Assessor Especial de Controle Interno do Ministério de Gestão e Inovação, e por Marcus Braga, Diretor de Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais. As palestras, que partiram de dilemas shakespearianos (“Ser ou não ser, eis a questão”) e passaram por trechos musicais da mpb, ambientaram o papel do Controle Interno Governamental ao longo da história da Administração Pública brasileira relacionando a jornada com a complexidade presente, ainda foram propostas reflexões provocadoras sobre o que pode e precisa ser aperfeiçoado para que o Controle Interno mantenha-se relevante no papel estratégico de avaliar para o atingimento de melhores resultados nas políticas públicas. Para Matsumoto, “as palestras dos Drs. Bessa e Marcus Braga, duas referências no tema Controle Interno Governamental, foram fundamentais para embasar, não apenas os encaminhamentos mais técnicos da Fenaud, como também para que os participantes pudessem refletir seus papéis nas instituições em que atuam.”

O segundo painel trouxe apresentações estruturadas em dados e informações sobre as carreiras e órgãos de Controle Interno nos níveis federal, estadual e municipal. O painel foi apresentado por Elaine Faustino, vice-presidente do Unacon Sindical, Paulo Marcelo Barbosa, vice-presidente da UNAMEC, Solimar Vieira da Silva Mendes, vice-presidente da Unasus e diretora da FENAUD, Rodrigo Ramos Gonçalves, diretor do Sindifico, Nelson Norio, Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas do estado de São Paulo, e Leonardo Artuzi, Controlador Interno Municipal na Prefeitura Municipal de Primavera do Leste do Mato Grosso, se revezaram no terceiro painel. As apresentações evidenciaram as discrepâncias existentes: enquanto algumas carreiras avançaram em estrutura, remuneração e definição de atribuições condizentes com a atividade, a exemplo do que foi apresentado pela representante da Controladoria-Geral da União e da Controladoria-Geral do Distrito Federal, outras, como a Unamec e Denasus, ainda estão distantes de terem uma estrutura compatível com as exigências da atividade.

O último momento do evento aconteceu com a apresentação do Diagnóstico do Controle Interno, elaborado, por encomenda da Fenaud, pela empresa Russell Bedford Brasil. A pesquisa confirmou as diferenças salariais e de nomenclatura entre cargos federais, estaduais e municipais e até entre as carreiras que compõem uma mesma esfera.

Confira, também, a matéria da Fenaud

Related Articles